CANAL DE PERÍCIA

MÍDIA - EDUCAÇÃO - COMUNIDADE 

Por meio deste portal, o Canal de Perícia disponibiliza informações completas sobre perícia e investigação forense, 24 por dia. Resumos de pesquisas, atualidades, breaking news, concursos, legislação e muito mais, podem ser encontrados a todo instante nas mídias sociais. 

Menu

Cursos

Outros

2011-2020 © Canal de Perícia Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 - Jardim Paulistano 
São Paulo - CEP 01452-002

 

Programa de Capacitação

 

O Programa de Capacitação de Peritos Independentes do Canal de Perícia é dedicado exclusivamente à habilitação técnico-científica de profissionais para a atuação como Peritos Judiciais e Assistentes Técnicos Periciais. É composto por três cursos, de acordo com o fluxo a seguir.

Teoria Geral de Perícia fornece os conhecimentos essenciais para atuação em qualquer área da perícia. É o conhecimento básico. Em termos gerais, permite ao estudante da área forense, compreender, desenvolver e comunicar sua atividade.

 

Laudos e Pareceres fornece os subsídios necessários para a construção de Laudos Periciais e Pareceres Técnicos Periciais que, efetivamente, corporifiquem os exames desenvolvidos. Lembre-se, o trabalho pericial, do Perito ou do Assistente Técnico, sempre, em qualquer situação, é materializado por um relatório: o Laudo ou o Parecer Técnico. Então, por óbvio, é fundamental conhecer os detalhes que permeiam sua construção. 

No Workshop de Perícia os participantes atuarão como peritos e como assistentes técnicos periciais. Resolverão um caso concreto em duas fases. Na primeira, atuarão  como peritos judiciais e depois, na segunda fase, atuarão como Assistentes Técnicos e, nesse caso, terão de refutar os laudos produzidos pelos seus pares (os outros estudantes).   

 

Capacitação Específica não é um curso, pode ser muitos cursos ou nenhum. Depende, exclusivamente, da especialização pretendida pelo estudante. Ou seja, caso tencione se tornar um especialista em análise de manchas de sangue, deverá cursar Análise de Manchas de Sangue; se desejar se especializar em documentoscopia deverá cursar Tópicos em Documentoscopia e assim sucessivamente. Contudo, caso pretenda atuar em sua própria área de formação superior, na área em que se graduou na Universidade, não precisará de nenhum curso de capacitação específica, afinal, seu curso superior é sua própria capacitação. O psicólogo, por exemplo, poderá ser um Perito ou um Assistente Técnico Especialista em Psicologia; o engenheiro em Engenharia; o biólogo em Biologia e assim por diante. 

Aqueles que pretenderem atuar em sua própria área de formação superior, consequentemente, deverão cursar somente Teoria Geral da Perícia, Laudos e Pareceres Técnicos e Workshop de Perícia.

Importante enfatizar que a ordem ideal para a realização dos cursos é a descrita na primeira figura, ou seja, Teoria Geral da Perícia, Laudos e Pareceres Técnicos e Workshop de Perícia no entanto, não haverá prejuízos caso o estudante, segundo a sua conveniência, decida inverter a ordem dos dois primeiros cursos.

Método de Ensino do Canal de Perícia

O método de ensino do Canal de Perícia é baseado em módulos de aprendizagem. Os módulos são compostos por conteúdos teóricos específicos seguidos por exercícios  de fixação e  atividades práticas. A assimilação dos conteúdos é avaliada por meio do índice de acerto obtido nos exercícios. Caso a assimilação não seja satisfatória, o estudante é orientado a rever o respectivo conteúdo antes de iniciar o próximo módulo de aprendizagem. Conforme o fluxo abaixo.

 

O método foi desenvolvido e testado no ensino não presencial com resultados muito satisfatórios e, por si só, mostrou-se suficiente para a capacitação de estudantes no campo da perícia e da investigação criminal. Contudo, no sentido de permitir um aprendizado relevante, de excelência absoluta e condizente com a formação de profissionais verdadeiramente diferenciados, o Canal de Perícia o complementa com revisões semanais, conduzidas em tempo real pelo professor responsável pelo curso. 

 
 

Certificação

O estudante que obtiver aprovação nos cursos Teoria Geral da Perícia e Laudos e Pareceres poderá se submeter ao Exame de Certificação do Canal de Perícia. A certificação é um atestado de que o profissional que a obteve tem plenas capacidades para o desempenho das funções de Perito Judicial e de Assistente Técnico Pericial. O Canal de Perícia, além de fornecer credenciais aos profissionais certificados, mediante sua autorização, enviará seus curriculum vitae a escritórios de advocacia conveniados. Estes, na medida de suas necessidades, poderão acionar os profissionais certificados pelo Canal de Perícia. As regras detalhadas para a obtenção do certificado e para sua utilização serão disponibilizadas em breve.   

 

Teoria Geral da Perícia

TGP001TE

O curso é destinado à capacitação de profissionais para atuação como Peritos ou Assistentes Técnicos. Abrange os conteúdos comuns à maioria das áreas da Perícia e é indispensável para profissionais que tencionem atuar em conformidade com os padrões de qualidade e segurança aderentes ao sistema judiciário brasileiro.

 

Explora três grupos de conhecimentos essencialmente, voltados: (1) à compreensão geral da atividade; (2) ao processamento formal de vestígios e (3) à comunicação interdisciplinar.

Duração: 10 semanas.

Laudos e Pareceres Técnicos

LPT002PR

O curso visa capacitar estudantes e profissionais da área forense para a elaboração de laudos e pareceres técnicos periciais. É subdividido em quatro módulos que abarcarão todo o conhecimento necessário para a construção de documentos de alta qualidade: (1)Redação Pericial; (2)Relatórios Periciais; (3)Laudos Periciais e (4) Pareceres Técnicos Periciais.

 

Os dois módulos iniciais são extritamente teóricos enquanto que o terceiro e o quarto módulo são predominantemente práticos.

Duração: 5 semanas.

Tópicos em Impressões Digitais

TID003PR

As impressões digitais, na atualidade, estão entre as provas mais simples e efetivas nos tribunais. Nesse sentido, saber pesquisá-las e apresentá-las adequadamente é fundamental.

 

Este curso é predominantemente prático e visa capacitar estudantes e profissionais da área forense na constatação, na revelação e na extração de impressões digitais a partir das mais diversas superfícies. É ideal para aqueles que pretendam atuar como investigadores privados e assistentes técnicos periciais.  

Duração: o estudante determina.

Análise de Manchas de Sangue

AMS001PR

O curso é destinado àqueles que pretendam atuar como assistentes técnicos periciais na área criminal, contudo, também é importante para os demais operadores do direito. 

 

Através da distribuição das manchas de sangue pode-se estabelecer cientificamente e com boa precisão a dinâmica de um crime o que, muitas vezes, é determinante para a sentença judicial.

Duração: o estudante determina.

Tópicos em Análise de Fibras

TAF020TE

Do ponto de vista forense, fibras são os materiais constituintes de tecidos constatados na cena do crime. Na medida em que os tecidos são encontrados nos mais diversos objetos, pode-se falar em fibras de roupas, de tapetes, de toalhas, de poltronas, de bancos de carros, entre muitas outras possibilidades.

O curso é predominantemente teórico e destina-se a estudantes, profissionais da área forense e demais operadores do Direito. Através dos conhecimentos obtidos nesse curso será possível compreender a importância das fibras para a investigação forense e, alem disso, elaborar e contestar laudos e outras peças jurídicas cujas fibras são elementos centrais.

 

Duração: o estudante determina.

Tópicos em Papiloscopia Forense

TPF021TE

A identificação humana com base em impressões papiloscópicas é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para a investigação criminal. Porque, na medida em que se tem um crime, o primeiro objetivo da investigação é a determinação do criminoso.

O curso é predominantemente teórico e destina-se a estudantes, profissionais da área forense e demais operadores do Direito. Através dos conhecimentos obtidos nesse curso será possível compreender a importância das impressões papiloscópicas para a investigação forense e, alem disso, elaborar e contestar laudos e outras peças jurídicas cujas impressões papiloscópicas são elementos centrais.

Duração: o estudante determina.

Tópicos em DNA Forense

TDF022TE

O DNA tem sido usado desde 1980 como prova em investigações criminais e, avanços nesse campo, permitiram a resolução de crimes que, anteriormente, eram considerados insolúveis.

O curso é predominantemente teórico e destina-se a estudantes, profissionais da área forense e demais operadores do Direito. Através dos conhecimentos obtidos nesse curso será possível compreender a importância do exame de DNA para a investigação forense e, alem disso, elaborar e contestar laudos e outras peças jurídicas cujo o DNA é elemento central.

Duração: o estudante determina.

Tópicos em Hematologia Forense

THF023TE

É comum encontrar manchas de sangue em locais de crimes violentos. E essas manchas podem ser produzidas em diversas situações: perfurações por projéteis de arma de fogo; cortes ou perfurações produzidas por facas ou outros instrumentos cortantes, entre muitas outras possibilidades.

O curso é predominantemente teórico e destina-se a estudantes, profissionais da área forense e demais operadores do Direito. Através dos conhecimentos obtidos nesse curso será possível compreender a importância das manchas de sangue para a investigação forense e, alem disso, elaborar e contestar laudos e outras peças jurídicas cujas manchas de sangue são elementos centrais.

Duração: o estudante determina.

Tópicos em Balística Forense

TBF024TE

Balística é a área da criminalística que estuda as armas de fogo, suas munições e os efeitos dos disparos por elas produzidos. Isso, sempre que tiverem relação direta ou indireta com infrações na esfera penal, visando esclarecer e provar sua ocorrência.

O curso é predominantemente teórico e destina-se a estudantes, profissionais da área forense e demais operadores do Direito. Através dos conhecimentos obtidos nesse curso será possível compreender a importância da balística para a investigação forense e, alem disso, elaborar e contestar laudos e outras peças jurídicas onde disparos de armas de fogo são elementos centrais.

Duração: o estudante determina.

Tópicos em Crimes Violentos

TCV025TE

Um crime é caracterizado como violento quando dele resulta lesão corporal grave ou morte. A lesão corporal grave está descrita nos parágrafos 1º e 2º do artigo 129 do Código Penal. Aqui, estudaremos exclusivamente os locais onde a violência resultou na morte da vítima.

O curso é predominantemente teórico e destina-se a estudantes, profissionais da área forense e demais operadores do Direito. Através dos conhecimentos obtidos nesse curso será possível compreender a importância da análise de locais de crimes violentos contra a vida para a investigação forense e, alem disso, elaborar e contestar laudos e outras peças jurídicas acerca desses crimes.

Duração: o estudante determina.

Cursos