Como os sinais cadavéricos auxiliam a estimar o tempo da morte (ToD)



Após a morte absoluta, que se caracteriza pelo desaparecimento definitivo de toda atividade biológica do organismo, sinais cadavéricos começam a se manifestar, e podem ajudar o médico legista na identificação do tempo da morte (em inglês ToD – Time of Death).


Esses sinais, ou fenômenos, cadavéricos podem ser divididos em abióticos e transformativos. Os abióticos por sua vez são subdivididos em imediatos e consecutivos.


Fenômenos abióticos imediatos são: Perda da consciência, imobilidade, relaxamento muscular, relaxamento dos esfíncteres, parada cardíaca e ausência de pulso, parada respiratória, insensibilidade, entre outros.


Fenômenos abióticos consecutivos são: resfriamento do corpo, rigidez cadavérica, presença de livores e manchas de hipóstases.


Já os fenômenos transformativos são subdivididos em destrutivos e conservadores.


Os fenômenos transformativos destrutivos são classificados em: autólise, putrefação e maceração.


Os fenômenos transformativos conservadores são classificados em: mumificação, saponificação, calcificação e corificação (fenômeno cadavérico que produz material esbranquiçado, mole e um pouco friável, que aparece nas partes gordurosas de um cadáver localizado em áreas de difícil acesso ao ar atmosférico, com baixa oxigenação e calor úmido; as formas do corpo, bem como suas feições, podem ser preservadas por meses e anos, permitindo o reconhecimento do indivíduo após todo esse tempo, e favorecendo o exame de lesões porventura existentes).

CANAL DE PERÍCIA

MÍDIA - EDUCAÇÃO - COMUNIDADE 

Por meio deste portal, o Canal de Perícia disponibiliza informações completas sobre perícia e investigação forense, 24 por dia. Resumos de pesquisas, atualidades, breaking news, concursos, legislação e muito mais, podem ser encontrados a todo instante nas mídias sociais. 

Menu

Cursos

Outros

2011-2020 © Canal de Perícia Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 - Jardim Paulistano 
São Paulo - CEP 01452-002