Coração – Mitos e verdades


O coração é um órgão vital, ou seja, fundamental para nossa vida. Ele fica situado dentro do tórax, na cavidade torácica, entre o pulmão esquerdo e direito, em frente ao esôfago e a uma das principais artérias, a aorta. Ele mede cerca de 12 centímetros de comprimento por 9 centímetros de largura e pesa na faixa dos 250 a 350 gramas em adultos.


Sua base encontra-se inclinada para cima e para direita. Enquanto isso, a parte superior, que tem uma massa maior, é levemente reclinada para a esquerda e para baixo. Por isso, costuma-se pensar erroneamente que o coração está do lado esquerdo do peito, mas, na verdade, ele situa-se no centro e é levemente reclinado para o lado esquerdo.


O coração é um músculo involuntário (não controlamos seus movimentos) que possui quatro cavidades, duas ficam na parte superior e são chamadas de aurículas ou átrios; as outras duas localizam-se na parte inferior do coração e chamam-se ventrículos. Ele funciona como uma bomba, que impulsiona o sangue por todo o corpo, levando nutrientes e oxigênios aos órgãos e ao cérebro. Ele suga o sangue venoso, aquele que vem das veias e impulsiona o sangue arterial para as artérias.


O órgão possui uma coloração vermelho-escura, com camadas de gordura ao seu redor, que tendem a aumentar com a idade. Sua forma, ao contrário do que se ilustra em desenhos e animações, assemelha-se a um cone arredondado.


O coração é composto por três paredes, chamadas de túnicas sobrepostas. São elas:

  • Miocárdio – parte principal do coração, que fica entre as duas outras túnicas. É a parte mais espessa, tendo um tecido avermelhado e estriado, que realiza contrações involuntárias, movimentando o sangue. Possui, ainda, um sistema de fibras musculares para aurículas e outro, independente, para os ventrículos – as cavidades do coração;

  • Endocárdio – é uma membrana bem lisa, com uma espessura bem fina. Possui células endotelial achatadas, que se dispõem em uma única camada, envolvendo o coração e o pericárdio;

  • Pericárdio – é um saco membranoso, composto pela lâmina parietal e visceral. A lâmina parietal é fibrosa e fica na parte externa, já a visceral é serosa. Entre elas existe a cavidade pericárdica que, apesar do nome, não é uma cavidade. Ambas as lâminas ficam encostadas uma à outra, umedecidas pelo líquido pericárdico.


O músculo cardíaco contraí de tempo em tempo, variando de acordo com cada organismo, idade do indivíduo e, principalmente, atividade exercida. Quando o coração relaxa, o que se denomina diástole, ele enche de sangue. Na contração, denominada sístole, ele impulsiona o sangue.


Cada movimento da cavidade, sístole e diástole, dura, em média, 0,8 segundos. Em 0,1 segundos ocorre a sístole auricular; em 0,3 segundos a sístole ventricular, levando, aproximadamente, 0,4 segundos para a diástole geral.


MITOS E VERDADES SOBRE O CORAÇÃO


APENAS OBESOS TÊM PROBLEMAS NO CORAÇÃO – MITO

A obesidade eleva o nível de colesterol e triglicerídeos, podendo levar à diabetes e hipertensão. Esses são fatores de riscos, que deixam as pessoas mais propensas a desenvolverem problemas cardíacos. Mas, qualquer indivíduo sedentário ou que fume corre os mesmos riscos de desenvolver doenças no coração.


PESSOAS JOVENS PODEM SOFRER INFARTOS – VERDADE

O estilo de vida atual faz com que as pessoas sofram infarto cada vez mais cedo. Os jovens têm estado cada vez mais sedentários, carregados pelo estresse, pela má alimentação e pelo abuso de álcool. Isso aumenta o risco de cardiopatias, ou seja, doenças que afetam o coração, mesmo em pessoas jovens.


HOMENS INFARTAM MAIS DO QUE AS MULHERES – MITO

As mulheres costumam ser afetadas mais tardes pelas cardiopatias e morrem com uma idade mais avançada. Mas, as doenças do coração não distinguem gênero. Tanto homens quanto mulheres correm o mesmo risco de sofrer com algum mal para o coração, principalmente se estão dentro do grupo de risco. Os últimos registros foram até de 50 mil casos a mais de morte por cardiopatia em mulheres do que em homens.


ALIMENTOS PODEM FAVORECER A SAÚDE DO CORAÇÃO – VERDADE

Castanhas e outras oleaginosas são extremamente benéficas ao sistema cardiovascular. Elas funcionam como um anti-inflamatório natural dos vasos sanguíneos e auxiliam na redução dos níveis de triglicerídeos. A cebola também é capaz de diminuir a gordura no sangue e proteger a função cardíaca, além de que peixes de água salgada são ricos em ômega 3, que controla a pressão sanguínea e evita a arteriosclerose.

CANAL DE PERÍCIA

MÍDIA - EDUCAÇÃO - COMUNIDADE 

Por meio deste portal, o Canal de Perícia disponibiliza informações completas sobre perícia e investigação forense, 24 por dia. Resumos de pesquisas, atualidades, breaking news, concursos, legislação e muito mais, podem ser encontrados a todo instante nas mídias sociais. 

Menu

Cursos

Outros

2011-2020 © Canal de Perícia Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 - Jardim Paulistano 
São Paulo - CEP 01452-002