Oração ao cadáver desconhecido - Karl Rokitansky

A palavra cadáver vem de um antigo acróstico em latim: “caro data vermibus”, que significa carne dada aos vermes.


Dr. Karl von Rokitansky

Dessa expressão reunimos o prefixo de cada palavra e formamos: “CADAVER”, o termo é empregado cientificamente, e a ele devemos todo nosso respeito e agradecimento.


A oração ao cadáver desconhecido foi escrita pelo barão Karl Von Rokitansky. Médico patologista, nasceu e viveu na Áustria entre 1804 e 1878, e supervisionou cerca de 70.000 necropsias, executando 30.000 delas no instituto de patologia em Viena, uma média de duas por dia, sete dias por semana durante 45 anos.


Sua técnica de necropsia é utilizada até hoje (técnica de Rokitansky).


Foi um grande filósofo, influenciou os médicos da época a não considerar o ser humano como simples objetos de pesquisa, devendo tratar os indivíduos com máximo respeito.


Também lutou para desenvolver a ética na medicina e a compaixão, e costumava falar: “se preservarmos e praticarmos a compaixão, seremos capazes de aliviar parte do ônus do sofrimento de nossos pacientes”.


Seu grande legado foi deixado ao cadáver, em forma de oração escrita em 1876, poucos anos antes de sua própria morte, inclusive. Trata-se de uma lição fundamental, que todos os estudantes devem aprender, e os novos professores de anatomia devem propagá-la. É aprendendo a respeitar os mortos que nos concentramos e nos esforçamos para auxiliar a vida.


Normalmente encontrada nas paredes dos laboratórios de anatomia, e nos convites de formatura, a "Oração ao Cadáver Desconhecido" é uma forma de homenagear àqueles que cederam seus corpos ao progresso da ciência e ao nosso aprendizado, e também de instigar os estudantes da saúde à máxima reflexão.


Abaixo o poema escrito por Rokitansky:


CANAL DE PERÍCIA

MÍDIA - EDUCAÇÃO - COMUNIDADE 

Por meio deste portal, o Canal de Perícia disponibiliza informações completas sobre perícia e investigação forense, 24 por dia. Resumos de pesquisas, atualidades, breaking news, concursos, legislação e muito mais, podem ser encontrados a todo instante nas mídias sociais. 

Menu

Cursos

Outros

2011-2020 © Canal de Perícia Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 - Jardim Paulistano 
São Paulo - CEP 01452-002