CANAL DE PERÍCIA

MÍDIA - EDUCAÇÃO - COMUNIDADE 

Por meio deste portal, o Canal de Perícia disponibiliza informações completas sobre perícia e investigação forense, 24 por dia. Resumos de pesquisas, atualidades, breaking news, concursos, legislação e muito mais, podem ser encontrados a todo instante nas mídias sociais. 

Menu

Cursos

Outros

2011-2020 © Canal de Perícia Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 - Jardim Paulistano 
São Paulo - CEP 01452-002

 

Os 5 passos essenciais para se preparar para a prova do concurso de Perito Criminal

Começar a estudar para concursos é uma rotina diferente, e se adaptar a ela leva tempo. Muitos erros são cometidos por candidatos de primeira viagem. Vamos tentar te ajudar com algumas dicas para evitar erros básicos.


Tenha sempre em mente que não existe uma fórmula mágica, muito menos uma regra que possa ser seguida por qualquer pessoa, mas algumas dicas podem te ajudar a aproveitar ainda mais o tempo dedicado aos estudos.


Antes de começar, defina o local que você estudar. Procure um local quieto, confortável, mas não exageradamente, para você montar seu ambiente de estudo. Se em sua casa há muitas distrações, procure um lugar fora dela, pode ser uma biblioteca, um cibercafé ou até mesmo um espaço de coworking, desde que seja bem iluminado e ventilado. Isso vai ajudar você a se concentrar.


Para reforçar o habito de estudar, escolha sempre no mesmo local. Não estude na cama. Não estude em frente à televisão ou mexendo no celular. Não coma enquanto estuda. Evite refeições pesadas antes dos seus estudos, elas deixam você com aquela sensação de peso e impedem que você se concentre em seus estudos. Evite também comer alimentos com elevada taxa de açúcar, como chocolates.


Outra dica valiosa é: Aprenda a ler o edital, não foque apenas no cargo e no salário, analise-o como um todo. Verifique as possibilidades de ser chamado, se há cadastro de reserva para o cargo, as funções, o que será cobrado especificamente.


Leia todo o edital, todas as informações de que precisa estão lá. Além disso, acompanhe todas as retificações na página da banca organizadora ou, se for o caso, nos diários oficiais ou outros meios.


Finalmente, vamos aos passos!


Passo 1 – Comece agora mesmo - Antecipe-se ao edital

Passo 2 – Organize e se planeje

Passo 3 – Defina um material de estudo

Passo 4 – Faça Revisões Periódicas

Passo 5 – Descanse - Tenha resistência e motivação



Antecipe-se à publicação do edital


Um erro comum dos iniciantes em concursos públicos é esperar que os editais sejam publicados para dar início aos estudos. Não!


Antecipe os seus estudos à publicação do edital, até porque após a publicação, o tempo para realização do concurso é pequeno, em geral de dois a três meses, e esse tempo não é o suficiente para a sua preparação.


Então, comece antes, pegue editais antigos e veja o que foi cobrado e já comece os seus estudos. Já esteja preparado quando o edital for publicado.


Organize e planeje suas atividades


Após definir a área de concurso que irá focar, trace um plano de estudos. Nele você pode definir os assuntos necessários a serem vistos e o tempo necessário para cada um. Além disso, destine um tempo do seu dia especifico para estudar e não apenas quando der. Faça dos seus estudos uma rotina, uma constância. Destine o tempo também para revisar todo o material e para resolver questões.


Defina o material que irá usar para estudar


Existem várias possibilidades para estudar: livros, apostilas, vídeo aulas, resolução de questões, cursinhos preparatórios etc. Dentre essas opções defina aquelas que são possíveis de serem mantidas e as que representam um maior desenvolvimento seu enquanto estudante.


Conheça-se ao ponto de identificar onde o seu rendimento é maior. Defina o meio dos seus estudos e comece a estudar.


Faça revisões e resolução de questões


Essa é uma dica valiosa que você que está começando ainda não saiba: fazer revisões e resolver questões é a parte fundamental dos estudos. Por isso, é importante definir no seu planejamento os dias destinados a essas atividades.


Consulte provas antigas para o órgão que você pleiteia a vaga, bem como da banca organizadora responsável pela organização do concurso. Todas essas questões te darão um direcionamento de como o assunto pode ser abordado em sua prova.


Descanse


Assim como a intensificação dos estudos, o descanso também é fundamental. É no bom sono que iremos assimilar e guardar as informações absorvidas ao longo do dia.

Sem o devido descanso a absorção do conteúdo não será eficiente. Tenha um bom sono, invista em chás calmantes, caso necessário, pratique atividades físicas, que também irão auxiliar no processo de bom sono.


Manter a motivação e não cair na procrastinação é um dos grandes desafios. Um dos segredos para a aprovação é força de vontade, persistência e paciência. Assim como tudo na vida, não dá pra desistir no primeiro não.


Não dá para dizer em quanto tempo você vai ser aprovado em um concurso, até porque isso pode variar de pessoa para pessoa. No mais, é persistir e ter em mente que estudar para concurso é um investimento a longo prazo.