CANAL DE PERÍCIA

MÍDIA - EDUCAÇÃO - COMUNIDADE 

Por meio deste portal, o Canal de Perícia disponibiliza informações completas sobre perícia e investigação forense, 24 por dia. Resumos de pesquisas, atualidades, breaking news, concursos, legislação e muito mais, podem ser encontrados a todo instante nas mídias sociais. 

Menu

Cursos

Outros

2011-2020 © Canal de Perícia Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 - Jardim Paulistano 
São Paulo - CEP 01452-002

 

Perícia em acidentes de trânsito

Atualizado: 14 de Jan de 2019


Quando ocorre um acidente de trânsito, é normal que os envolvidos não consigam informar detalhes precisos, ou outros pontos que facilitem a compreensão dos acontecimentos que resultaram naquele evento. Vejam que me refiro a esse tipo de ocorrência como “evento”, visto que, por definição, a palavra acidente pressupõe que o fato ocorreria de qualquer forma, e então não se imputaria a culpa a nenhum dos envolvidos. Porém, no caso de um “acidente” de trânsito, sempre há a influência de um ou mais fatores, seja humano, mecânico, ambiental ou viário. Contudo, como esta expressão é largamente difundida, vamos utilizá-la para facilitar o entendimento desta publicação.


Um acidente de trânsito nem sempre é o que aparenta ser aos olhos de pessoas sem o devido conhecimento técnico. Cada indivíduo, levado por suas emoções, tende a fazer pré-julgamentos e apontar o culpado baseando-se em suas percepções pessoais.


O perito de acidentes de trânsito deve atuar com total isenção para a solução desses conflitos. Em alguns casos, ele pode até concluir que o evento decorreu de um fator não identificado inicialmente pelas partes envolvidas no acidente. Ele será o responsável pela análise técnico-científica do evento. Montará um intrincado quebra-cabeças de milhares de peças, de formas e tamanhos distintos, e que, ao final, possibilitará que descreva de forma precisa o que realmente ocorreu.

Outro aspecto extremamente importante para a análise dessas ocorrências e a questão da preservação do local. A presença da autoridade policial é imprescindivel, e, entre outras coisas, evitará que o local seja modificado por populares.


Além de conhecimentos técnicos necessários para elucidar os fatos, é importante que o perito também tenha conhecimento das Leis de Trânsito, pois assim, podera atuar de forma mais objetiva sobre os fatos que constatar.

Entre as provas mais importantes recolhidas num local dé acidente de trânsito, podemos citar: marcas de frenagem, topografia, sinalização (placas, faixa de pedestres, semáforo, etc.), tipo da via, entre outros. Todas elas possuem uma escala própria para sua avaliação individual e em conjunto.


Em caso de acidente, acione sempre as autoridades competentes

O que fazer ao sofrer, ou presenciar, um acidente de trânsito:


Caso não haja vítimas: acionar autoridade competente nas situações em que houver algum tipo conflito, ou desentendimento, com a outra parte.


Caso haja vítimas:

· Chamar imediatamente o serviço médico de sua cidade (Ex.: SAMU) para prestar os primeiros socorros.

· Não toque na vítima em hipótese alguma.

· Sinalize o local, com pisca alerta, triângulo e tudo que reduza a possibilidade de novas colisões e outras vítimas.

· Preserve o local. Não remova os veículos (salvo com ordem expressa de agentes de trânsito ou policiais) para que a perícia possa fazer seu trabalho.

111 visualizações