Pouco mais de cinco anos atrás, em novembro de 2014, Janina Kolkiewicz, uma polonesa de 91 anos, despertou dentro de um saco de cadáver no necrotério de Ostrow, uma cidade do leste polonês, poucos minutos antes da necropsia. Isso aconteceu onze horas após uma médica ter expedido seu certificado de falecimento. Nos relatórios policiais está descrito o pânico que tomou conta dos funcionários do necrotério quando perceberam que saco de cadáver estava se mexendo. A médica que realizou os exames e expediu o certificado de falecimento disse que seguiu todos os protocolos. Disse que não havia pulso, respiração e que os olhos da vítima não eram sensíveis à luz.
Submetida a necropsia, bem, vocês sabem, não teria sobrevivido. A senhora Kolkiewicz escapou por muito pouco da morte. Mas o que causou mais estranheza nesse caso é o fato dele ser recente. E de haver muitos recursos tecnológicos para a definição conclusiva quanto à morte.
No exame de um local eu passei por uma situação parecida. Assista até o final. Eu vou explicar.
Por volta de 2011, num plantão noturno, eu fui requisitado para examinar um local de morte suspeita. O evento “morte suspeita” pode resultar de inúmeros fatores. Mas morte suspeita, para que vocês entendam com clareza, é a morte em que existe dúvida quanto a estar ou não relacionada a um crime. Por isso a perícia criminal é requisitada nesses casos. Naquela noite um homem tinha morrido no interior de sua residência e havia muito sangue no entorno de seu corpo. Estava com os olhos abertos, com aquele olhar tipicamente desfocado dos cadáveres. À primeira vista, tive a nítida impressão de ele tinha batido a cabeça em decorrência de uma queda. Morte acidental, pensei. Mas como não vi sinais de que o corpo havia sido movimentado depois da queda, antes de prosseguir com as análises, perguntei aos outros agentes que médico tinha atestado o falecimento? Veio a resposta mais surpreendente: “o senhor é primeiro médico aqui, nenhum outro compareceu até o momento”. Muito rápido e surpreso expliquei que não era o médico e sim o perito. O homem ainda pode estar vivo. Precisamos de um médico! Disse já pegando o celular para avisar à central da polícia. Mas não foi necessário, nesse ínterim, os paramédicos chegaram e iniciaram os exames rapidamente. Foi incrível, mas constataram que o homem ainda poderia ser reanimado e iniciaram os procedimentos imediatamente. Alguns segundos depois, ele voltou à vida.
Fiquei contente pela vítima ter revivido, claro. Mas pensei nos protocolos. Porque alguma coisa parecia ter falhado.
Depois de algum tempo recebi a notícia de que o homem sofria de Catalepsia Patológica, uma doença que simula a morte. Fiquei sabendo que, apesar dos ferimentos, estava consciente durante todo o tempo. Disse, inclusive, que lembrava de mim e do que eu havia falado. Incrível, não é mesmo.
Bem, eu espero que você tenha gostado desse artigo e, se gostou, deixe um like e compartilhe com seus amigos! Se for sua primeira vez aqui, não deixe de se inscrever no CDP! Aqui, você encontra conteúdo forense relevante todos os dias!
Is anyone familiar with reliable-machine.com? They provide turnkey liquid packaging solutions, including blowing, filling, labeling, and packing. I’m thinking about contracting them for my plant.
Stärke dein Businessnetzwerken Nürnberg, indem du an den regelmäßig stattfindenden Events und Workshops im SPARKLE LAB teilnimmst.
Had a fantastic experience with Slate Plumbing Company. They handled everything from drain unclogging to water heater installation seamlessly. Visit their website for more info: Slate Plumbing Company.
Jeg har længe døjet med nakkeproblemer, men efter at have besøgt Kiropraktor Husmann, har jeg endelig fået lindring. Deres behandlinger har virkelig gjort en forskel for mig!
I was in a bind when my office lock malfunctioned, and Napa Locksmith came to the rescue. Their prompt response and expert service were impressive. They fixed the lock quickly and at a great price. For fast and dependable locksmith services in Napa, visit locksmith near me.