Se o plano A não der certo, #partiuplanoB ?


Na semana passada eu disse que compartilharia aqui, no LinkedIn, algumas impressões da minha experiência de migração para um plano B de carreira. Foi muito importante.


Já fazia um tempo que eu estava pensando muito nesse assunto, pois eu via que o meu perfil não era mais atraente para uma empresa que só valorizava a juventude, em detrimento da experiência, onde fazer aniversário era um momento de preocupação, e não de alegria.

O sentimento de que precisava pensar nisso, cresceu bastante depois que eu li o livro “A Vida Sem Crachá” de Claudia Giudic. Ela era uma diretora executiva de sucesso, numa das principais editoras do Brasil e, "do nada", foi demitida. Além de contar sua própria experiência, no livro, ela também conta o que aconteceu com o empresário e jornalista gaúcho, Adriano Silva que, aos 44 anos, “mostra a força do crachá na trajetória de pessoas com perfil empreendedor”. Após quase 10 anos como diretor de redação da revista Superinteressante (do Grupo Abril), foi para a Rede Globo "aprender a fazer televisão". Um ano e meio depois dessa decisão, ele estava desempregado, e foi então que decidiu empreender. Mas, sabem qual foi seu maior desafio? Isso mesmo: libertar-se do crachá! Ele conta: “Senti muita falta daquela sensação de pertencimento que o emprego dá. Aquela ilusão de que tem uma grande corporação por trás... cuidando da gente. Essa segurança é falsa”,


Aliás, vou falar em outro momento sobre esse sentimento de “pertencer” a alguma empresa, e de como isso sempre me incomodou. Se eu não adotei o sobrenome do meu marido, porque sentia que estava “passando a escritura”; imagina colocar o nome da empresa como sobrenome!


Ter um plano B enquanto você ainda está dentro da empresa, significa se planejar para evoluir na carreira, se especializar, conhecer outras áreas com as quais também tenha afinidade e adquirir uma visão macro do seu potencial. E, o melhor momento para fazer isso tudo, é enquanto você está empregado, afinal de contas, os boletos continuam chegando, não é?

Ter um plano B, significa ter a capacidade de colocar em prática aquilo que realmente te dá prazer e que te motiva, então, é importante usar o tempo em que está empregado, seguro financeiramente, para adquirir essa capacidade. É muito mais fácil assim!


E qual a competência necessária para elaborar seu plano B? O autoconhecimento! Quanto mais você se conhecer, menor será o tempo gasto na busca por alternativas ideais e, além isso, mais fácil será a sua adaptação. Se você ainda não sabe qual é o seu plano B, faça um brainstorm e coloque tudo no papel. Quais são as suas competências e habilidades? O que te faz “brilhar os olhos” (outra expressão que aprendi a detestar)? Quais os principais objetivos na sua vida profissional?


Montar seu plano enquanto ainda estiver empregado é a melhor alternativa, e te dará muito mais liberdade.

Comigo aconteceu assim. Meu marido (Está vendo? Não adotar o sobrenome dele não diminuiu em nada sua importância na minha vida!), sempre me falava para começar a estudar assuntos relacionados à Perícia Independente, e de como esse tema era interessante e promissor, em especial na área de informática, à qual eu dediquei toda a minha formação profissional. Ainda bem que eu acreditei nele!


Não vou me alongar mais, só vou dizer o seguinte: TENHA UM PLANO B! Eu não me canso de repetir isso, como um mantra. É algo que só te fará bem! Porque, se o plano A não der certo, #partiuplanoB!


Estou preparando um vídeo, que devo publicar ainda nesse mês, explicando o que faz e como se tornar um Perito Independente. E, não, essa não é uma solução tabajara. Funcionou para mim e eu acho que pode funcionar para você. Veremos no vídeo.


Até breve.

111 visualizações

CANAL DE PERÍCIA

MÍDIA - EDUCAÇÃO - COMUNIDADE 

Por meio deste portal, o Canal de Perícia disponibiliza informações completas sobre perícia e investigação forense, 24 por dia. Resumos de pesquisas, atualidades, breaking news, concursos, legislação e muito mais, podem ser encontrados a todo instante nas mídias sociais. 

Menu

Cursos

Outros

2011-2020 © Canal de Perícia Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 - Jardim Paulistano 
São Paulo - CEP 01452-002