top of page

A tecnologia vai salvar você?

A coisa mais maravilhosa e terrível sobre a tecnologia, é que ela muda tudo. E poucas coisas são tão verdadeiras quanto essa, quer um exemplo? Você se imagina sem telefone celular ou sem internet atualmente? É claro que não. E essas tecnologias existem há pouco mais de 20 anos. Embora muitos digam que os avanços e as inovações tecnológicas têm gerado problemas, o que não está totalmente errado, na maioria dos casos a tecnologia, pelo contrário, tem resolvido nossos problemas. E isso também vale para investigação criminal. Se depender da tecnologia, muito breve, seremos capazes de resolver todos os crimes e punir os responsáveis. E isso vai desestimular as pessoas a tornarem-se criminosas e o mundo será um lugar melhor.



Eu tenho certeza que muito em breve a tecnologia permitirá que nós solucionemos qualquer crime. Será possível monitorar tudo. Encontrar qualquer vestígio e liga-lo ao suspeito rapidamente. E isso já está acontecendo em alguns países. Vejam, por exemplo o Reino Unido, ele resolve mais de noventa por cento dos crimes. E você acha que isso é porque acontecem poucos crimes lá? Absolutamente, são muitos crimes. Mas eles, como outros países têm utilizado tecnologia sofisticada e em larga escala no apoio à investigação criminal. E os resultados são índices de resolução muito altos.


Londres, por exemplo, a maior cidade da Europa, é quase totalmente monitorada por câmeras inteligentes, capazes de identificar situações suspeitas, acionar e informar a polícia, que chega rapidamente ao local do crime em potencial. Não que lá não aconteçam crimes que ficam sem solução. Ainda acontecem. Mas é evidente que eles estão vencendo a batalha. E o mesmo tem sido feito em muitas outras cidades ao redor do mundo.


A propósito do sistema de câmeras londrino, em São Paulo nós temos o Detecta. Que é um sistema sensacional e que cobre todo o Estado de São Paulo com câmeras inteligentes e capazes de estimular a tomada rápida de decisões. Ainda que de maneira muito incipiente, o sistema já apresenta alguns resultados importantes, mas muito aquém das nossas necessidades. São Paulo e todo o Brasil, resolvem uma parcela muito pequena de seus crimes. E isso, em última análise, é claro, estimula o crescimento da criminalidade. Veja que situação difícil


Nós sabemos que o Brasil tem dificuldades em áreas importantes como a Educação e a Saúde. São problemas realmente difíceis e que demandarão muito esforço ao longo dos próximos anos. Mas para a segurança existe uma fórmula que não falha, que está disponível e que todos conhecem. Se chama tecnologia.


Bem, espero que você tenha gostado desse artigo e, se gostou, deixe um like e compartilhe com seus amigos. Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, eu respondo rapidamente.

46 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page