top of page

Esse cara sabe como usar uma lâmina!

Eu não sei se você costumava assistir Dexter. A série teve 8 temporadas, entre 2006 e 2013 e aqui no Brasil, na maior parte do tempo, foi apresentada pela FX na TV fechada e pela RedeTV!, na televisão aberta. É isso. Hoje nós vamos falar de Dexter aqui no CDP!



Dexter, que era interpretado pelo ator Michael C. Hall, era um Perito Criminal, superespecialista em análise de manchas de sangue. Aliás, as análises que ele fazia durante os episódios contavam com detalhes muito realistas. O episódio 1 da primeira temporada chamou a minha atenção imediatamente, pois Dexter teve que lidar com um criminoso que, por incrível que pareça, tirava todo o sangue de suas vítimas. Mas eu não vou dar spooler. Você tem que assistir.


Além de Perito, Dexter também era uma espécie de justiceiro, e sempre que determinava um criminoso, um assassino, encontrava uma oportunidade para se livrar dele. Definitivamente.

Mas o que eu mais gostava, eram das análises de machas de sangue que ele fazia com perfeição e maestria. Narrando cada detalhe, explicando cada fragmento, cada borrifo e cada gota de sangue.


Vejam essa cena (figura01). A linhas, mostram como o sangue foi expelido pela vítima em decorrência dos ferimentos causados pelo assassino. A partir desse esquema Dexter era capaz de explicar cada golpe e determinar, inclusive, toda a dinâmica do assassinato.


Figura 01 - Cena do crime em Dexter.

Aqui ele estabeleceu como foi o primeiro golpe (figura 2). Essa grande mancha de sangue é da apunhalada inicial. O assassino enterrou sua faca no pescoço, cortando a carótida da vítima. O sangue jorrou forte. Imediatamente. Observe as grandes gotas!


Figura 01 - O primeiro golpe.

Olhando para um ponto da cena, ele estabelece: “Aqui, por outro lado, nós temos jatos de sangue limpos”. Você está segurando algo leve e de movimento rápido. Sem borrifos nem gotas. Limpo e preciso (figura 03).


Figura 03 - Esse cara sabe como usar uma lâmina!

Dexter, sem nenhuma dúvida, foi uma das melhores séries sobre perícia criminal já apresentada na TV. Não deixava nada a desejar para séries tradicionais como CSI, Law & Order ou Bones. Se você tiver oportunidade, assista Dexter. Se já gosta de perícia, vai se apaixonar ainda mais, se ainda não vê a perícia com bons olhos, depois de Dexter, tudo será diferente. Acredite.

Se você gostou desse artigo, deixe um like e compartilhe com seus amigos! Se ficou alguma dúvida ou quiser fazer alguma observação, deixe nos comentários. Eu respondo rapidamente! Prometo.


321 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page