top of page

Fazenda de Corpos BR: nós precisamos de uma?

As fazendas de corpos são verdadeiros laboratórios ao ar livre, onde cientistas estudam os efeitos da decomposição do corpo humano nas mais diversas condições ambientais. Os resultados desses estudos permitem o desenvolvimento de novos processos bem como o aperfeiçoamento das análises posts mortem necessárias em inúmeras situações.


A área forense, mais especificamente a área criminal, é especialmente beneficiada pelos estudos realizados nas fazendas de corpos, pois eles auxiliam na determinação do tempo da morte, na identificação cadavérica, na constatação de vestígios, enfim, em inúmeras situações relacionadas à investigação de crimes.


Ora, se nós pensarmos nesses benefícios, seria muito importante que tivéssemos uma Fazenda de Corpos aqui no Brasil. Temos muitos crimes para resolver e, o conhecimento que obteríamos com essas fazendas com certeza nos ajudaria!

Mas diferente do que se pensa, isso não está tão distante de acontecer. Leia esse artigo até o final. Eu vou explicar!




Muitos defendem que uma Fazenda de Corpos seja criada no Brasil. Em especial Universidades, Centros de Pesquisas e Instituições de Perícia. Segundo esses órgãos, não há dúvidas de que um laboratório como esse, traria importantes avanços para o país.

Segundo especialistas, por outro lado, há dois aspectos que dificultam que essas fazendas sejam criadas por aqui: a legislação e o fato de que a religiosidade dos brasileiros fará com que esses repositórios de corpos não sejam bem vistos.


É importante lembrar que nos países onde existem Fazendas de Corpos, como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, os corpos são doados em vida por seus proprietários. E para garantir que esses corpos possam mesmo ser deixados ao relento nesses espaços, o doador, depois de alguns anos, precisa ratificar o seu interesse em doar o seu corpo. Na falta dessa confirmação, entende-se que o doador mudou de ideia e seu corpo não pode ser utilizado na fazenda.


O Brasil é um país de dimensões continentais e não haveria problemas de espaço para instalação de uma Fazenda de Corpos, mas o lugar mais qualificado, segundo alguns especialistas contatados, seria o interior de São Paulo na região conhecida como Vale do Paraíba. As condições climáticas e a proximidade dos grandes centros de pesquisa seriam os fatores determinantes para a escolha desse local.


Mas nós gostaríamos de saber o que você acha de ter uma Fazenda de Corpos por aqui? Você acredita mesmo que a religiosidade dos brasileiros seria um impeditivo? Deixe sua opinião nos comentários! Vamos falar sobre isso!



992 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page